quinta-feira, 24 de abril de 2014

Saiba quais são os países que mais violam os direitos humanos, segundo a CIDH

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, em seu informe anual, listou os países que mais ferem os direitos da pessoa humana.

Os critérios de classificação são as violações graves contra a institucionalidade democrática, a suspensão total ou parcial dos direitos postulados na Convenção e na Declaração Americana, as violações maciças, graves e sistemáticas dos direitos humanos por parte do Estado, e a ocorrência de crise institucionais, omissões e não cumprimentos que deixem vulnerável a materialização de tais direitos.

Na lista negra da CIDH, figuram Equador, República Dominicana, Cuba, Honduras e Venezuela. Os 3 últimos são os países que concentram o foco de atenção, de preocupação. Além destes, pela primeira vez, por causa de sua manipulação do centro de detenção de Guantánamo, o relatório citou os Estados Unidos.

Nos países que mais violam os direitos humanos, o órgão notou a predominância dos problemas de segurança, da falta de independência do Poder Judiciário e da impunidade. Além disso, a CIDH fez um alerta sobre a situação dos defensores de direitos humanos, da liberdade de expressão e de povos indígenas.

De modo abundante, torna-se desgostoso ver nações ferindo os direitos fundamentais, indispensáveis, de seu povo. Uma realidade indecorosa, sórdida, lamentável.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Comente! 

3 comentários:

  1. exitem várias maneiras de se violar os direitos humanos em um país, não podemos considerar somente a violência física mas tb psicológica a violência com a falta de atenção à área de saúde a privação de meios de transportes eficientes a privação de meios de segurança onde o cidadão de bem pode transitar livremente à salvo de meliantes que por muitas vezes se valem dos direitos humanos e respaldados por defensores que buscam mais auto promoção do que realmente fazer valer um bom trab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preferiria mil vezes que o Bra$il estivesse nessa lista , do que continuar usando o diretos humanos para defender assassinos, estupradores e demais marginais, for assim eu não vejo nem uma vantagem em direitos humanos ...

      Excluir
    2. "usando direitos humanos para defender assassinos, estupradores e demais marginais" mas eles deixam de ser humanos ?

      Excluir

Tecnologia do Blogger · Desenvolvido por Seo Blogger Templates