quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dados sobre segurança pública no Brasil são assustadores, constata estudo

De acordo com o artigo 144, da Constituição Federal, a segurança pública é um dever do Estado, um direito de todos. Apesar de tal normatização, o panorama no Brasil é de eminente insegurança.

Segundo o Relatório Global sobre Homicídios (Global Study on Homicide 2013), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em 2012, 50.108 mil pessoas foram assassinadas em nosso país, o que equivale à 11% do total constatado no mundo. Portanto, 1 em cada 10 homicídios registrados em 2012 aconteceu no Brasil.

O Brasil está em 7º no ranking de países com maior número de assassinatos. Com 25,2 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes, na América do Sul, perde apenas para a Venezuela (53,7) e a Colômbia (30.8).

A grande maioria das vítimas são do sexo masculino (90%), mas, conforme o estudo, há um número significativo de mulheres que foram assassinadas pelos seus parceiros ou familiares.

A problemática é bastante complexa, uma vez que lida com diversas frentes. Na visão de Marcos Pereira, especialista em Direito e Processo Penal, "problemas sociais como falta de oportunidades profissionais e o pouco caso com a educação têm sido os principais motores do aumento da criminalidade".

Além disso, Pereira aponta mais uma causa para a situação indecorosa da violência no Brasil: "As polícias são insuficientes e a política salarial normalmente é uma das piores entre as carreiras públicas. Pouco tem sido feito para isso mudar".

Qual a sua opinião? Comente!

Siga-nos! (@jusfoco)

2 comentários:

  1. O Problema é bastante complexo mais quem compactua e contribue para ele não.

    Existem pessoas que alem de lucrarem com a violência defende quem a comete.

    As pessoas precisam saber, e essas facçoes, digo partidos devem ser desmascarados.

    Apenas duas coisas sobre tamanha violência no País.

    PSOL e PCdoB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenerr, obrigado por seu comentário! Volte sempre ao blog.

      Excluir

Tecnologia do Blogger · Desenvolvido por Seo Blogger Templates