segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

64% dos policiais não sabem lidar com protestos, aponta estudo


De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, 64% dos policiais entrevistados assumiram que não possuem treinamento adequado para lidar com protestos..

Marco Aurélio Ruediger, da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, afirmou que, durante os protestos de 2013, os profissionais se sentiram na obrigação de improvisar diante de uma situação inesperada. Desta forma, compreende-se que a falta de preparo foi eminente.

Dos 5.304 entrevistados, 19% disseram que "alguns colegas não agiram de forma certa" nas manifestações. Quanto à responsabilidade, 60% culparam os governos estaduais, pois eles que determinam a atuação da tropa.

"Os policiais têm muita dificuldade de saber agir nessas situações, tanto pelo aspecto legal quanto pelo próprio treinamento deles, e isso gera transtornos de violência que afetam a todos, especialmente aos que estão lá pacificamente. Isso leva a estrutura do Estado a ter que fazer uma reflexão e um aprimoramento institucional rápido, porque não é uma coisa passageira. A sociedade civil está cada vez mais conectada a esses instrumentos digitais", discorre Ruediger.

No período da Copa, vale lembrar, espera-se novos e grandes protestos em todo território nacional.

Nenhum comentário:

Comente!

Tecnologia do Blogger · Desenvolvido por Seo Blogger Templates